Bases de Dados Relacionadas com a Área de Música

Caros,

Já faz muito tempo que não escrevo. Coisas da vida. São muitas as prioridades e, infelizmente, este blog acaba saindo prejudicado. Para os que me acompanham, peço desculpas pela ausência. Prometo que tentarei ser mais frequente. Espero também que o número de leitores aumente.

Mas, vamos ao que interessa. Nos dias de hoje, há uma grande quantidade de dados referentes à produções científicas, de várias áreas do conhecimento, armazenadas no que chamamos de bases de dados (não sabe o que é uma base de dados? Clique aqui). Por meio delas podemos encontrar uma série de artigos, livros, entre outros materiais (vídeos, áudio, softwares…) que podem nos ajudar em nossas pesquisas, teses, dissertações, em nossas produções em geral. Algumas bases são pagas, outras gratuitas e há ainda aquelas que, no caso do Brasil, mesmo sendo pagas, temos acesso por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Também existem os Repositórios. Por meio deles pode-se achar teses, dissertações, livros, artigos que autores ou editoras, por exemplo, cedem para acesso gratuito. Neste post apresentarei os links e breves descrições para algumas bases de dados que podem ser úteis para a pesquisa em música, em suas diversas áreas de concentração, sobretudo no que diz respeito a ebooks e artigos em formato eletrônico.

Primeiramente, apresentarei algumas bases de dados gratuitas, bem como alguns repositórios.

1. Scielo

O Scielo é uma base criada pela FAPESP, em parceria com outras entidades, com o objetivo de armazenar, avaliar e distribuir artigos e periódicos científicos em meio eletrônico. Através dele é possível encontrar uma grande quantidade de artigos e periódicos de várias áreas do conhecimento, o que inclui a Música. A revista Per Musi, por exemplo, está indexada na base Scielo.

2. Project Gutemberg

O projeto Gutemberg oferece uma grande quantidade de livros digitalizados em vários formatos (pdf, kindle, epub…), cerca de 38.000, como afirma a apresentação do site. Vale ressaltar que são oferecidos livros cujos direitos autorais já expiraram. É bem possível que o interessado encontre livros da área de música.

3. Scielo Livros

O Scielo Livros é outra iniciativa do projeto Scielo. Por meio dessa base, pode-se encontrar uma série de livros em formato digital. Atualmente, esse projeto tem títulos de três editoras, sendo elas a da UFBA, UNESP e FIOCRUZ. O acesso aos livros indexados nesta base é gratuito. Posso dizer, por experiência própria, que há livros da área de Música disponíveis.

4. Portal Domínio Público

O nome já diz tudo. O Portal Domínio Público é uma iniciativa que permite o acesso gratuito a produções diversas (inclusive científicas) em domínio público ou devidamente autorizadas pelos autores. Esta é mais uma base em que o usuário poderá encontrar ocorrências úteis para a área de Música.

5. RI – UFBA

O Repositório Institucional da UFBA é um projeto premiado, dando acesso a uma série de obras entre livros, teses, dissertações, artigos e documentos produzidos pela e na Universidade Federal da Bahia. Há uma certa quantidade de livros, artigos, teses e dissertações da área de Música disponíveis.

6. Google Books

O Google Books, apesar de algumas limitações, permite a visualização parcial de vários livros, o que inclui obras de música. Apesar do número de páginas disponíveis estar limitado, ainda sim é possível consultar uma bibliografia que pode ser útil para levantamentos na área.

7. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Muitas universidades possuem bancos de teses e dissertações disponíveis. Geralmente o acesso é gratuito. Contudo, muito maior que isso é a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ela integra as bases de teses e dissertações de universidades e instituições de pesquisa do Brasil. Apesar de apenas indexar as obras, esta base fornece o link da tese ou dissertação encontrada (geralmente armazenada em um banco de alguma universidade) para download.

8. Portal do Conhecimento de Cabo Verde

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde é uma iniciativa recente e que não poderia deixar de ser citada aqui. Este repositório, criado pelo ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde permite o acesso a várias produções científicas de pesquisadores desse país, ou mesmo de autores de Cabo Verde que desenvolveram as suas pesquisas em outros países. Uma rápida busca revelou obras da área de música ou que têm a música como temática.

As bases de dados que apresentarei abaixo são pagas. Contudo, é possível acessá-las por meio do Portal de Periódicos da CAPES. A CAPES assina uma grande quantidade de bases de dados pagas no mundo e disponibiliza o seu conteúdo a estudantes e pesquisadores brasileiros por meio das redes de universidades federais e estaduais. Isso implica em uma grande quantidade de artigos científicos. O leitor pode estar se perguntando: ” a CAPES oferece um serviço de metabusca! Não preciso acessar nenhuma base de dados diretamente!” Isso é bem verdade. Inclusive, a metabusca é muito importante quando o usuário não sabe em que base está o artigo que ele procura. Mas, de qualquer forma, compartilhando aqui a experiência que adquiri com alguns amigos e colegas, acredito que vale a pena indicar algumas bases que possuem conteúdos da área de Música disponíveis. Estando o usuário na rede de alguma universidade federal ou estadual, ele pode buscar o conteúdo diretamente no site das bases indicadas abaixo, sem ter que usar a metabusca, necessariamente. Isso pode reduzir o tempo gasto na busca de resultados relevantes. Lembro, inclusive, que a metabusca da CAPES possui um filtro para a busca de base de dados.

1. Jstor

Jstor reúne uma grande quantidade de periódicos científicos, de várias áreas do conhecimento, inclusive da área de Música (Ethnomusicology, Journal of Music Education, Journal of Music Theory, Popular Music, etc.). Alguns artigos estão disponíveis para download. Entretanto, há outros que estão disponíveis através de links externos ou por acesso pago.

2. Sage

Sage possui vários artigos e revistas voltados para a área de música, em especial para a Educação Musical. Nem todo o conteúdo é liberado para a assinatura feita pela CAPES. Contudo, vale lembrar que de tempos em tempos essa base libera o acesso ao seu conteúdo, mas por um período determinado.

3. RILM, RIPM (EBSCO Host)

A EBSCO Host traz dois arquivos muito importantes para a pesquisa em música: o RILM (Abstracts of Music Literature) e o RIPM (Retrospective Index to Music Periodicals). O primeiro é uma base repleta de bons artigos em música, de várias revistas. Apenas parte do conteúdo está em textos completos, mas há muita coisa disponível. O segundo é um meio de se buscar periódicos de música publicados desde o século XIX até meados do século XX.

4. Project Muse

Project Muse é uma base interessante para os pesquisadores em ciências sociais e etnomusicólogos, principalmente. Nesse site é possível encontrar artigos de periódicos como o Latin American Music Review.

5. Oxford Music Online

Oxford Music Online é uma base muito importante para pesquisadores da área de música por disponibilizar obras de referência muito importantes para a área, no caso The Oxford Dictionary of Music, The Oxford Companion to Music e o dicionário Grove Music Online. Os verbetes dessas obras podem ser acessados na íntegra.

Há outras bases e meios de se obter bibliografia na rede. Há muita coisa que precisa ser descoberta e compartilhada. Assim, caso alguém saiba de outras bases ou sites que possam trazer dados relevantes para a pesquisa em música, peço que entre em contato comigo, este post estará sempre em aberto.

Espero, de coração, que este post seja útil.

Um grande abraço a todos,

Tiago de Quadros Maia Carvalho

6 Respostas para “Bases de Dados Relacionadas com a Área de Música

  1. uma contribuição imporante para os estudiosos da música! Salomea Gandelman

  2. Valeu, Tiago! Ótima compilação! Abraços, Mário.

Deixe um comentário